Depois de 33 rodadas, momentos de oscilação e alguns sustos, o Fortaleza atingiu a zona de conforto no Campeonato Brasileiro. Com a vitória por 3 a 0 sobre o CSA, no último domingo, o Tricolor chegou aos 42 pontos e encaminhou sua permanência na Série A para o ano que vem. Os números favoráveis apontam que, atualmente, o foco do Leão já passa a ser outro: a busca por vaga na Copa Sul-Americana.
De acordo com o Departamento de Matemática da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), especialista em estatísticas futebolísticas, a probabilidade de rebaixamento do Fortaleza é de somente 0,12%.
A porcentagem é baixa não somente pela pontuação que o Tricolor alcançou agora - com sete pontos de vantagem sobre o primeiro time da zona de rebaixamento - mas também pelo fato de que o CSA está em situação bem complicada, juntando-se à Chapecoense e Avaí como virtuais rebaixados, restando assim, somente uma vaga em aberto.
Outro detalhe considerado é a tabela de cada time, levando em conta os confrontos diretos que terão entre si. Com isso, é muito remota a chance de que o Tricolor ainda fique entre os quatro rebaixados.
Aliás, qualquer possibilidade disso acontecer poderá ser dizimada com mais um triunfo. Se vencer um dos próximos cinco jogos, o Fortaleza chega aos 45 pontos, considerado o "número mágico" que garante a permanência na Primeira Divisão.
Já a chance de conseguir a classificação para a competição internacional não só é possível como também é altamente provável. De acordo com os matemáticos da UFMG, a probabilidade disso é de 85,6%.
Os resultados não acontecem por acaso. Pelo contrário, premia o time que tem crescido no momento certo. Mostrando maturidade e com muitos méritos, o Tricolor está entre as melhores campanhas do returno do Brasileirão. Ao todo, o Leão do Pici detém o 8º melhor desempenho do segundo turno da Série A. Em 14 jogos, foram seis vitórias, dois empates e seis derrotas, com 47,6% de aproveitamento.