Há cerca de um mês, a vendedora Nirlândia dos Anjos, 36, passou por uma situação bastante temida na Capital: o roubo de carro. A ocorrência aconteceu em plena luz do dia, no bairro Parangaba, e até hoje seu veículo não foi localizado. O caso foi apenas mais um a engrossar esse tipo de estatística no Estado. De acordo com levantamento realizado pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública (FBSP), o Ceará tem uma média de 25 carros roubados a cada dia.
Os dados, referentes ao ano de 2013, foram apresentados ontem durante lançamento da 8ª edição do Anuário Brasileiro de Segurança Pública (ABSP). O estudo aponta que, de 2012 para 2013, os números absolutos de roubos de veículos passou de 6.359 para 9.372, aumento de 47,3%. O número de ocorrências é o segundo maior do Nordeste, perdendo para a Bahia.
O montante de 2013 representa uma taxa de 393,1 veículos roubados para cada grupo de 100 automóveis existentes no Ceará, taxa superior à média nacional, que foi de 280,4 no mesmo ano. O índice de roubo de veículos foi calculado pelo Anuário a partir da frota de veículos informada pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) em dezembro de 2012 e dezembro de 2013.
Para Nirlândia, que não possuia seguro, a expectativa está nas autoridades policiais conseguirem encontrar o carro. Entre idas e vindas da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas ((DRFVC), na Capital, foram depoimentos, registro de Boletim de Ocorrência (B.O.), análise de imagens de câmeras de segurança, mas nenhuma pista satisfatória até então.