Nessa quinta-feira (13) acontece a eleição para escolha da nova mesa diretora que comandará a câmara de Jaguaruana nos próximos dois anos. Hoje a casa legislativa é presidida pelo vereador Inaldo Lima que faz parte do grupo de oposição. Um nome já foi lançado para disputar a presidência da câmara, que é o do vereador Fabinho do Pindoba, integrante do mesmo grupo de Inaldo.
É comum nesse período de eleição na terra da rede o envolvimento do prefeito no processo, fazendo parte das articulações, tendo em vista que o comando da câmara estando aliado ao chefe do executivo é uma grande ajuda para que o governo possa ter livre acesso ao legislativo nas articulações para aprovação de projetos e leis.
O prefeito Roberto da Viúva ainda não se manifestou sobre o desejo de ter o comando da casa nas mãos de algum aliado. Hoje, sua base é minoria e, aparentemente, tentando evitar mais uma derrota na câmara e fragilizar ainda mais sua imagem, o chefe do executivo parece ter jogado a toalha em relação à disputa da presidência. Não foi possível ainda ver alguma manifestação do prefeito para tentar conquistar de alguma maneira a cadeira de presidente para alguém do seu grupo. Vereadores da oposição afirmam que nem sequer uma ligação foi feita pelo prefeito, diferente da primeira disputa em 2017. Um dos motivos para a falta de interesse do prefeito na disputa é a falta de liderança na articulação do seu próprio grupo.
O comando da câmara deverá ficar novamente nas mãos da oposição que, durante os últimos dois anos, fez um trabalho bastante significativo na fiscalização do executivo.