A temática “Ambulantes, Feiras e Ocupações”, será discutida no 6° encontro do Pacto por Fortaleza em Ação, que acontece nesta terça-feira, 15 de setembro, às 16h na sede do Sindicato dos Comerciários. O evento é realizado pela Câmara Municipal de Fortaleza.
O debate será mediado pelo jornalista Cid Carvalho e tem como debatedor o secretário da Regional do Centro, Ricardo Sales. O Pacto Por Fortaleza em Ação surgiu da necessidade de apontar ao Poder Executivo os principais problemas do Centro e as expectativas da sociedade em relação aos investimentos que serão destinado para o bairro.
No dia 17 de setembro ocorre o sétimo encontro do Pacto por Fortaleza em Ação às 16h no Auditório da Secretaria da Fazenda. O último debate desta fase abordará a transferência da sede da Câmara Municipal de Fortaleza para o Centro da cidade, e ocorrerá na Universidade de Arquitetura da UFC.
O Centro em debate
O “Pacto por Fortaleza em Ação” foi lançado pela Câmara Municipal de Fortaleza no último dia 12 de agosto, em solenidade realizada no Theatro José de Alencar. A iniciativa é uma retomada do projeto “Pacto por Fortaleza – A cidade que queremos até 2020″, desenvolvido em 2010, durante a primeira gestão do presidente Salmito Filho (PROS) à frente do Legislativo.
Durante o primeiro semestre de 2015, a Casa promoveu uma análise dos desafios e das proposições apresentadas no documento resultante do Pacto por Fortaleza, promovendo um registro objetivo do que foi executado, do que está em execução e do que não foi executado.
A publicação, intitulada “Pacto por Fortaleza Revisado”, foi apresentada em forma de prestação de contas à população, representada pelos vereadores, e aos representantes das entidades da sociedade civil dos campos popular, institucional e empresarial. Na sequência, o material foi disponibilizado para download no site oficial da Câmara Municipal.
Ao notar que uma das proposições ainda não concretizadas é a requalificação do espaço urbano do Centro de Fortaleza, a Casa decidiu retomar os debates por meio do “Pacto em Ação”, promovendo um recorte profundo sobre o Centro de Fortaleza.