A residência do vereador Antônio Farias de Souza – conhecido como A Onde É (PTC) – e seu gabinete na Câmara Municipal, foram alvos, ontem, de batidas da Polícia Civil. Foram cumpridos mandados de busca e apreensão como parte de operação do Ministério Público Estadual (MP-CE) que investiga desvio da Verba de Desempenho Parlamentar (VDP)e de verba para contratação de assessores na Câmara.
Segundo o promotor Luiz Alcântara, da Procuradoria dos Crimes contra a Administração Pública (Procap), Antônio Farias é investigado por denúncias de desvio de verba a partir da apropriação de salários de servidores, locação fictícia de veículos, aquisição de combustível para fins particulares e benefício de familiares, obtenção de bens em desacordo com rendimentos, despesas irregulares com correspondências, dentre outros.
Detalhes da operação foram revelados em entrevista coletiva com os promotores Luiz Alcântara, Ricardo Rocha e Marcus Amorim. Os promotores destacaram que a ação integra uma série de apurações, iniciadas em 2011, referentes à suposta compra de apoio parlamentar em troca de emendas, ainda na gestão da ex-prefeita Luizianne Lins (PT). As possíveis irregularidades no uso da VDP passaram a integrar o processo em abril de 2014.
De acordo com os representantes da Procap, a suposta irregularidade envolvendo Aonde É foi denunciada por assessores do vereador. Além da residência dele, no Bom Jardim, foi alvo da ação a residência do assessor do vereador, Valdemir da Silva.