As chuvas na Região Jaguaribana nesse primeiro trimestre do ano atingiram a meta prevista, sendo janeiro o mês com a média mais baixa. De acordo com os dados da Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), de janeiro a março choveu 380 milímetros na região.
Em fevereiro a região apresentou um maior número de chuvas, na cidade de Limoeiro do Norte choveu 135,7 milímetros, em Morada Nova 129,5 mm, em Russas 182,6 mm, em Tabuleiro do Norte 190.1 mm e a cidade Quixeré com 198 mm apresentou o maior índice do mês entre essas cinco cidades. Os dados são dos principais postos pluviométricos de cada cidade retirados da Funceme.
De acordo com dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh), a região jaguaribana no mês de março obteve o maior número de chuvas desse primeiro trimestre. Tabuleiro do Norte com 129,7 mm, Morada Nova com 140,9 mm, Limoeiro do Norte com 176,1 mm, Russas 232,8 e Quixeré 237,4 com a maior precipitação dessas cinco cidades.
O primeiro trimestre do ano conseguiu passar um pouco da média histórica no volume de chuvas, segundo a Funceme. Do mês de abril a maio a previsão é de que o volume de chuvas no Ceará continue atingindo a média histórica.