O acidente ocorreu na madrugada desta quinta-feira (10) e os dois ocupantes do veículo, um motorista terceirizado e um técnico de fiscalização portuária, morreram afogados.
No vídeo obtido pela reportagem, é possível observar o acidente em dois ângulos diferentes. Nas imagens, fica nítido que o veículo não estava em alta velocidade. O carro desce lentamente, em direção ao mar, e capota antes de tocar a água. As imagens também mostram que nenhuma pessoa andava pelo local no momento do acidente
De acordo com a Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), o veículo caiu no mar por volta das 2h55, mas o órgão ficou sabendo do ocorrido apenas por volta das 7h30, depois que sentiram a falta dos funcionários. As câmeras de monitoramento foram averiguadas e confirmaram que o carro havia caído no mar. Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas, em seguida, para iniciarem os trabalhos de busca, que começaram às 8h. Mergulhadores entraram no mar e encontraram o veículo, que caiu próximo a popa de um navio que estava atracado no Porto de Santos, no portão 4 do cais público, no Saboó. A área onde aconteceu o acidente ficou interditada durante toda a manhã. Um guincho removeu o carro do fundo do mar e o desvirou. Os corpos permaneceram dentro do veículo, que também ficou no local para a perícia da Polícia Civil.
O motorista terceirizado Claudio Xavier dos Santos dirigia o carro e o técnico de fiscalização da Codesp Raul Serafim Campos estava no banco do passageiro. Os dois morreram dentro do veículo. As causas do acidente ainda serão investigadas. As principais linhas de investigação são de que o motorista tenha passado mal ou dormido ao volante.