O município de Jaguaruana e comunidades da própria sede, de Quixeré e de Russas têm abastecimento garantidos. Para garantir o abastecimento da sede do município de Jaguaruana, a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh), em parceria com a Prefeitura de Jaguaruana, realizou o serviço de desobstrução do rio Jaguaribe, com a construção de um canal escavado no seu leito, para facilitar o fluxo da água.
O serviço, possibilitou que a água chegasse à captação da Cagece em Jaguaruana, foi executado do dia 11 a 31 de janeiro com máquinas cedidas pela Prefeitura de Jaguaruana.
Outra ação fundamental para o avanço da água no rio Jaguaribe foi a intensificação da fiscalização para coibir usos irregulares que não se enquadram nas restrições de uso aprovadas pelos Comitês de Bacias Hidrográficas do Baixo e Médio Jaguaribe.
Essas medidas foram intensificadas no segundo semestre de 2016 pela Secretaria dos Recursos Hídricos (SHR), com apoio da Cogerh e do Batalhão de Policiamento Ambiental, como forma de permitir a perenização do rio Jaguaribe, no mínimo, até o município de Jaguaruana. Desta forma, a partir de novembro/2016, a água começou a correr a jusante da barragem de Sucurujuba, município de Quixeré, em direção à Jaguaruana.