Os recicladores foram até o auditório do CREDE 10 para uma audiência pública a procura do Prefeito de Russas, Weber Araújo, e o secretário do Meio Ambiente, Sálvio Santiago, mas ao chegar ao local nenhuma das autoridades estavam presentes. Por esse motivo, os manifestantes ocuparam parcialmente o paço municipal da prefeitura.
Sávio Santiago declarou que permaneceu no local marcado para a audiência até 20 minutos depois da hora prevista. Mas, por não ter chegado ninguém, ele se retirou para tratar de outros assuntos. Segundo ele, não há perspectiva de deslocar o lixão de Russas.
Os Recicladores foram recebidos pelo chefe do gabinete, Coronel Lucas Diógenes, que informou que o prefeito não podia atendê-los por estar cumprindo agenda em outra cidade. Depois de entrar em contato com o mesmo por telefone, o chefe de gabinete agendou para a quarta-feira, às 14 horas, na prefeitura, contando com a presença do prefeito e do secretário de Infraestrutura, Ação Social e Meio Ambiente.
Silvânia Mendes, da Cáritas Diocesana, comentou que o prefeito não priorizando o problema dos catadores e da população, o movimento já tinha conseguido uma vitória que era o agendamento para tratar da pauta em discussão.