Dos 158 municípios que não estavam imunizados contra o sarampo, cerca de 67% ainda não alcançaram a meta até a última sexta-feira (25) – data da última prorrogação.
A Coordenadora de Imunização da Secretaria de Saúde, Ana Vilma Leite, está otimista. “Dos 158 municípios que restam do Ceará, já existem 48 que alcançaram a cobertura vacinal ideal mínima de 95%, e muitos já estão com cerca de 90%”.
A Secretaria acredita que o número de municípios que atingiram a meta é ainda maior que o registrado no sistema. Segundo Ana Vilma, há uma falha no sistema de acompanhamento dos dados de vacinação. “Acreditamos que seja problema de alimentação do site,já que estamos sempre em contato com os municípios, que estão vacinando”.
O Ceará registrou, em janeiro, os primeiros casos de sarampo após 15 anos livre da doença. “Estamos na ação de controle e vigilância ativa, para não deixar que a doença volte”, explica Ana Vilma. O sarampo é uma doença viral transmitida através das vias respiratórias. Os sintomas incluem manchas vermelhas na pele, mal-estar, nariz entupido, febre, tosse, perda de apetite, conjuntivite e ulcerações na parte interna das bochechas.