Argentina e Holanda decidem nesta quarta-feira (9), a partir das 17h, na Arena Corinthians, em São Paulo, a outra vaga na final da Copa do Mundo. Rivais históricos em Mundiais, as duas equipes têm em comum o forte jogo de conjunto no ataque, liderados por dois craques canhotos: Lionel Messi, da Argentina, e Arjen Robben, da Holanda. Os holandeses contam com uma torcida animada, que se veste toda de laranja, mas que será minoria em Itaquera. Os argentinos prometem invadir São Paulo e cantar sem parar pela vitória de sua seleção.
Este será o quinto duelo entre Argentina e Holanda em uma Copa do Mundo. A primeira vez foi em 1974, com vitória holandesa por 4 a 0. Quatro anos depois, argentinos e holandeses fizeram a final em 1978, em Buenos Aires, vencida pelos argentinos por 3 a 1, na prorrogação. Naquele jogo, a Holanda teve a chance de vencer no último minuto do tempo normal, quando um chute do atacante Robbie Resenbrink parou na trave. Em 1998, a Holanda deu o troco eliminando a Argentina nas quartas de final da Copa disputada na França. Em 2006, no último confronto, empate por 0 a 0.
A Argentina faz nesta Copa uma campanha invicta. Foram cinco vitórias em cinco jogos, todas por apenas um gol de diferença: 2 a 1 na Bósnia, 1 a 0 no Irã, 3 a 2 na Nigéria, 1 a 0 sobre a Suíça e outro 1 a 0, contra a Bélgica. A Holanda teve um início de Mundial arrasador quando goleou a Espanha por 5 a 1. Depois, o ataque foi gradativamente parando de funcionar: 3 a 2 na Austrália, 2 a 0 no Chile, 2 a 1 no México e um empate por 0 a 0 com a Costa Rica, com vitória nos pênaltis.
Argentina x Holanda, às 17h, na Arena Corinthians, em São Paulo